Ticker

6/recent/ticker-posts

Segurança da Informação

Segurança da Informação – Evite Prejuízos Conhecendo

Imagine a cena: Você acabou de comprar o seu primeiro computador com muita dificuldade; demorou um tempão juntando o dinheiro necessário; depois configurando e montando tudo. Entrou na Internet e mandou aquele seu primeiro e-mail para o seu melhor amigo e logo recebeu uma resposta dele com um cartão virtual de boas vindas anexo. Sem nem pensar, você clicou no anexo e executou o cartão virtual. Era lindo! Você ficou emocionado.
Você passou então o dia todo no computador, baixou um monte de imagens maneiríssimas e um montão de e-books gratuitos que você queria ler a muito tempo. Depois, pensou em descarregar aqueles cartões da sua máquina digital que já estavam cheios faz tempo, mas você não pode revelá-las em papel e nem tinha computador para gravá-las em um CD e, no fim das contas, elas foram ficando por ali. O seu curso de informática finalmente fez valer. Quando você ia começar tudo, se lembrou daquela conta que devia pagar, largou tudo para ir ao banco. Quando chegou na porta de casa é que se lembrou que já era tarde e o banco estava fechado. Teria que ir a uma casa lotérica ou deixar para o outro dia. Mas aí, havia os juros altíssimos do cartão que certamente incidiram sobre seu saldo devedor atrasado. Nesse exato momento, você acorda para o fato de ter um computador e poder efetuar o pagamento da sua fatura por ele rapidamente; sem sair de casa.
Tinha acabado de receber e seu salário ainda estava na conta. Foi rapidamente até o computador entrou no home banking e pagou a conta em menos de cinco minutos. Que maravilha! Como vivera até aquele momento sem ter um computador em casa. Era incrível!
Mais tarde foi dormir, ainda pensando nisso. De manhã, levantou-se e foi a banco cedinho para sacar o seu pagamento. Chegou, digitou o valor no caixa eletrônico e… nada! Era impossível! Consultou seu saldo e só restavam cinco reais de todo o seu pagamento. Olhou um extrato e percebeu que diversos boletos bancários haviam sido debitados em sua conta de ontem para hoje. Correu até o gerente e ele sem nem olhar para a sua cara vaticinou: “Ah! Meu amigo; roubaram a sua senha do computador e esvaziaram sua conta. É um golpe comum”…
Por mais incrível que possa parecer, esses acontecimentos são cada vez mais freqüentes nos dias de hoje. O usuário doméstico não pratica ou não conhece noções de segurança da informação e se deixa cair em armadilhas como essa que proliferam na Internet com uma velocidade enorme. Antivírus desatualizados, senhas fáceis, navegação por sites de pornografia, uso de programas piratas e a falta de atualizações constantes de sistemas operacionais, navegadores e demais softwares; são os principais elementos que comprometem a segurança da informação dos usuários domésticos. O que certamente propicia a bandidos e espertalhões de plantão, uma seara próspera e repleta de ovelhas prontas para o abate e dispostas a entregar todas as suas economias nas mãos desses bandidos.
Tenha cuidado e cuide muito bem da segurança de seus dados. Segurança da informação, não é só coisa de grandes empresas ou corporações gigantescas. Pense nisso.

Postar um comentário

0 Comentários